PROJETO “APRENDENDO COM OS COMBINADOS”
Valores só tem sentido quando mexe com a emoção, pois a emoção
transforma o caráter. Planejar para que as crianças se tornem adultos
responsáveis, solidários, sensíveis, etc. Requer ação, intenção em todos os momentos
da vida na escola. Aprender a trabalhar com situações inesperadas, criar
contextos, onde a criança experimenta situações que não esteja acostumada...”.
(MARINI, ELAINE-2006).
APRESENTAÇÃO
Este
projeto será desenvolvido na instituição de Educação Infantil Ciei – Vera Maria
de Brida com crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses durante o ano de 2016.
No decorrer
do projeto as crianças participarão das mais variadas atividades visando
contribuir para a construção de valores nas crianças, propiciando uma vida
social saudável. Para que as atividades propostas obtenham êxito é importante
que as professores estejam comprometidas e busquem formas lúdicas e prazerosas,
almejando alcançar os objetivos propostos.
Beneficiários do Projeto
As crianças de 4 meses
a 3 anos e 11 meses, as professoras e estagiárias, bem como toda a instituição.
Público Alvo
O projeto será
destinado para crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, neste ano de 2026, do
Centro Integrado de Educação Infantil Vera Maria de Brida, Naviraí – MS.
JUSTIFICATIVA
É inevitável reconhecer a
importância do contrato didático. Não importa a idade, as regras e os limites
fazem parte da sociedade. Reconhecer que o seu direito termina onde começa o
direito do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus
conflitos é um constante desafio na vida. As crianças desde pequenas, devem
aprender a conviver com os combinados. Os limites são importantes para o
crescimento e amadurecimento de todos.
Iniciar o trabalho
estabelecendo combinados e regras desde pequenos é o primeiro passo para
contribuir na formação de valores de nossas crianças, já que acreditamos que é
neste período que que eles aprendem a lidar com as diferenças e a respeitá-las.
Situações como agressões,
mordidas, xingamentos, entre outros também são formas da criança expressar suas
necessidades, seus descontentamentos, suas ansiedades quando a fala ainda não é
a forma de expressão. Todavia, esses comportamentos são motivos de preocupação
para os professores, pois muitas vezes não sabem lidar com essas situações.
Diante dessas situações, professores devem estar a frente, mostrar para a
criança que não é a forma correta de se expressar e as consequências de seus
atos, sempre com muita calma e amorosidade, mostrando para a criança a forma
correta de lidar com esses sentimentos.
É certo que as crianças
precisam de limites para se sentir segura, pois os limites confortam muito mais
que o excesso de liberdade. Impor limites é demonstrar amor, atenção e carinho.
Sendo assim é de extrema necessidade estabelecer combinados, norteando as
crianças nos seus direitos e deveres.
Importante enfatizar que a imposição de limites não leva a nada, mas os
professores devem, com amor, com respeito, conquistar esse limite na criança.
É importante lembrar que
“o egocentrismo é natural e tem que existir nos primeiros estágios da infância,
no entanto há medida que surge a consciência moral e os adultos dotam as sua
crianças de regras e valores, as mesmas vão perdendo o egocentrismo...”
(Piaget).
Assim, trabalhar com
jogos, brincadeiras, músicas, brinquedos, histórias infantis é o melhor jeito
de fazer com que criança aprenda e compreenda que a boa convivência na sala, em
casa, com os coleguinhas e demais pessoas é mais saudável e prazeroso.
OBJETIVO
GERAL
Construir regras e combinados que
aprimorem suas formas de convivência e socialização com os colegas de forma
lúdica, prazerosa e afetiva.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Reconhecer a necessidade de regras
de boa convivência;
- Estabelecer combinados de organização
do tempo e espaço em atividades cotidianas;
- Identificar os aspectos produtivos
da construção de combinados;
- Lembrar diariamente os combinados e
regras necessários para o bom andamento da rotina;
- Aprender e vivenciar os valores
universais como solidariedade, respeito e colaboração;
- Desenvolver as atividades propostas
de forma lúdica e prazerosa;
- Fortalecer através da afetividade
laços de respeito e amizade entre as crianças, professores, estagiárias,
famílias e demais funcionários;
ESTRATÉGIAS
Para que a construção das regras e
combinados tenham significado para a criança, é importante que elas sejam
criadas conforme a necessidade da turma. Para isso a professora sempre que
julgar necessário fará a construção dos combinados juntamente com as crianças.
1 – Precisou criar um combinado na
sala, a professora para tudo o que está fazendo e chama a atenção da turma para
o acontecido na sala. Nas turmas de berçário II e maternal, já é possível
chama-los e coloca-los em roda, de modo que a professora possa conversar sobre
o acontecido na sala, levando a criança a entender que o que ela fez não está
correto. Para que isso aconteça, a professora deverá agir com firmeza, porém
com amorosidade, com carinho, levando a criança a compreender que existe uma forma
correta de expressar seus sentimentos.
2 – Construção de cartazes para expor
na sala;
Conforme acima citado, esses cartazes
deverão ser uma construção realizada com as crianças e retomadas todos os dias;
3 – Ensinar para as crianças as
palavras mágicas, reforçando o respeito pelo próximo. (Professoras também
deverão tratar a criança com respeito, pedindo-lhe licença, desculpa entre
outros, sempre que for necessário);
4 - Reforçar diariamente as regras e
combinados, palavrinhas mágicas;
5 – Trabalhar de forma lúdica
utilizando musicas; (ver sugestões abaixo).
6 – Trazer para a turma vídeos
infantis de boas maneiras (considerando a faixa etária das crianças);
7 – Trabalhar o tema com histórias e
dramatizações;
8 – Confeccionar materiais que
auxiliem no trabalho com o tema; (fantoches, jogos, máscaras, boneco de pano
(tamanho das crianças), dedoches, etc)
8 – Ter firmeza no momento de cobrar
tudo que foi combinado com a turma;
CONTEÚDOS
- Valores de amizade, respeito,
cooperação, carinho, responsabilidade, amor, partilha, união, bondade,
solidariedade e alegria;
- Família;
- Identidade;
- Higiene;
- Meio Ambiente;
- Corpo;
- Os sentidos;
- Numerais;
- As cores;
SUGESTOES
DE COMBINADOS SEM UTILIZAR A PALAVRA “NÃO”
COMBINADOS
- JOGAR LIXO NO LIXO
- USAR AS PALAVRINHAS MÁGICAS
- PEDIR PARA SAIR
- BRINCAR COM OS COLEGUINHAS SEM
BRIGAR
- FALAR SEM GRITAR
- RESPEITAR A PROFESSORA E OS
COLEGAS
- CUIDAR E GUARDAR OS BRINQUEDOS
- ANDAR SEM CORRER
- DIVIDIR OS BRINQUEDOS
- BRINCAR SEM BRIGAR
- BRINCAR SEM BATER
- BRINCAR SEM MORDER
- CUMPRIR OS COMBINADOS DA HISTÓRIA
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá em todo o
decorrer do projeto de forma permanente e formativa, ou seja, será continua
acontecendo diariamente durante o processo de execução do projeto.
Com a avaliação, pretende-se observar
o avanço no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, evidenciando as
mudanças de atitudes, com o intuito de mudar e aprimorar as estratégias sempre
que necessário for.
SUGESTÕES
DE MÚSICAS
MUSIQUINHAS DOS COMBINADOS
Se eu quiser falar
Minha vou levantar
Se eu quiser sair
Eu logo vou pedir
Tudo que eu usar
No lugar eu vou guardar
Penso antes de agir
Penso antes de falar
Minha boca eu vou guardar
Palavrão não vou falar
A Deus e aos colegas
Nós iremos respeitar...yearrrr
disponível - www.youtube.com/watch?v=v7vAVpD3rNk
MUSICA DAS PALAVRINHAS MAGICAS
Musica
Eliana – palavras magicas disponível em: www.youtube.com/watch?v=l0j7H6KCY7k
Musica
Xuxa – palavras magicas – disponível em: www.youtube.com/watch?v=1wyUzcLgCXk
MUSICA HORA PRA TUDO
Musica hora pra tudo – disponível em: www.youtube.com/watch?v=oHkd1EC-BPE
MUSICA FALA BAIXINHO
OBS:
Importante lembrar que essas são apenas algumas sugestões e que as professoras
devem ser criativas e buscar novas estratégias para enriquecer o projeto,
considerando sempre a faixa etária da turma.
Amei esse projeto achei muito interessante quero trabalhar com a turma do jardim 1 porque algumas crianças estão com essas dificuldades na rotina
ResponderExcluirótima abordagem, também fazemos assim na escola particular zona norte parabéns
ResponderExcluirAmei o projeto ,com esse período de pandemia podemos acrescentar regras de convivência em família.
ResponderExcluirProjeto maravilhoso, estava pesquisando sobre o assunto para trabalhar com a minha turma. Obrigada por compartilhar. Abraços perfumados.
ResponderExcluirGostei. Estou pensando em iniciar com meu Maternal I usando a música da Dona Aranha pq ela é teimosa e desobediente. E a partir daí, começar o Projeto.
ResponderExcluir