http://cieiverabridaespacodebrincareaprender.blogspot.com.br/search/label/Reuni%C3%B5es

sexta-feira, 25 de março de 2016

PROJETO APRENDENDO COM OS COMBINADOS

PROJETO “APRENDENDO COM OS COMBINADOS”

Valores só tem sentido quando mexe com a emoção, pois a emoção transforma o caráter. Planejar para que as crianças se tornem adultos responsáveis, solidários, sensíveis, etc. Requer ação, intenção em todos os momentos da vida na escola. Aprender a trabalhar com situações inesperadas, criar contextos, onde a criança experimenta situações que não esteja acostumada...”. (MARINI, ELAINE-2006).

APRESENTAÇÃO

Este projeto será desenvolvido na instituição de Educação Infantil Ciei – Vera Maria de Brida com crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses durante o ano de 2016.
No decorrer do projeto as crianças participarão das mais variadas atividades visando contribuir para a construção de valores nas crianças, propiciando uma vida social saudável. Para que as atividades propostas obtenham êxito é importante que as professores estejam comprometidas e busquem formas lúdicas e prazerosas, almejando alcançar os objetivos propostos.

Beneficiários do Projeto

            As crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, as professoras e estagiárias, bem como toda a instituição.

Público Alvo
            O projeto será destinado para crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, neste ano de 2026, do Centro Integrado de Educação Infantil Vera Maria de Brida, Naviraí – MS.

JUSTIFICATIVA

É inevitável reconhecer a importância do contrato didático. Não importa a idade, as regras e os limites fazem parte da sociedade. Reconhecer que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é um constante desafio na vida. As crianças desde pequenas, devem aprender a conviver com os combinados. Os limites são importantes para o crescimento e amadurecimento de todos.
Iniciar o trabalho estabelecendo combinados e regras desde pequenos é o primeiro passo para contribuir na formação de valores de nossas crianças, já que acreditamos que é neste período que que eles aprendem a lidar com as diferenças e a respeitá-las.
Situações como agressões, mordidas, xingamentos, entre outros também são formas da criança expressar suas necessidades, seus descontentamentos, suas ansiedades quando a fala ainda não é a forma de expressão. Todavia, esses comportamentos são motivos de preocupação para os professores, pois muitas vezes não sabem lidar com essas situações. Diante dessas situações, professores devem estar a frente, mostrar para a criança que não é a forma correta de se expressar e as consequências de seus atos, sempre com muita calma e amorosidade, mostrando para a criança a forma correta de lidar com esses sentimentos.
É certo que as crianças precisam de limites para se sentir segura, pois os limites confortam muito mais que o excesso de liberdade. Impor limites é demonstrar amor, atenção e carinho. Sendo assim é de extrema necessidade estabelecer combinados, norteando as crianças nos seus direitos e deveres.  Importante enfatizar que a imposição de limites não leva a nada, mas os professores devem, com amor, com respeito, conquistar esse limite na criança.
É importante lembrar que “o egocentrismo é natural e tem que existir nos primeiros estágios da infância, no entanto há medida que surge a consciência moral e os adultos dotam as sua crianças de regras e valores, as mesmas vão perdendo o egocentrismo...” (Piaget).
Assim, trabalhar com jogos, brincadeiras, músicas, brinquedos, histórias infantis é o melhor jeito de fazer com que criança aprenda e compreenda que a boa convivência na sala, em casa, com os coleguinhas e demais pessoas é mais saudável e prazeroso.

OBJETIVO GERAL

Construir regras e combinados que aprimorem suas formas de convivência e socialização com os colegas de forma lúdica, prazerosa e afetiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer a necessidade de regras de boa convivência;
- Estabelecer combinados de organização do tempo e espaço em atividades cotidianas;
- Identificar os aspectos produtivos da construção de combinados;
- Lembrar diariamente os combinados e regras necessários para o bom andamento da rotina;
- Aprender e vivenciar os valores universais como solidariedade, respeito e colaboração;
- Desenvolver as atividades propostas de forma lúdica e prazerosa;
- Fortalecer através da afetividade laços de respeito e amizade entre as crianças, professores, estagiárias, famílias e demais funcionários;


ESTRATÉGIAS

Para que a construção das regras e combinados tenham significado para a criança, é importante que elas sejam criadas conforme a necessidade da turma. Para isso a professora sempre que julgar necessário fará a construção dos combinados juntamente com as crianças.

1 – Precisou criar um combinado na sala, a professora para tudo o que está fazendo e chama a atenção da turma para o acontecido na sala. Nas turmas de berçário II e maternal, já é possível chama-los e coloca-los em roda, de modo que a professora possa conversar sobre o acontecido na sala, levando a criança a entender que o que ela fez não está correto. Para que isso aconteça, a professora deverá agir com firmeza, porém com amorosidade, com carinho, levando a criança a compreender que existe uma forma correta de expressar seus sentimentos.

2 – Construção de cartazes para expor na sala;
Conforme acima citado, esses cartazes deverão ser uma construção realizada com as crianças e retomadas todos os dias;

3 – Ensinar para as crianças as palavras mágicas, reforçando o respeito pelo próximo. (Professoras também deverão tratar a criança com respeito, pedindo-lhe licença, desculpa entre outros, sempre que for necessário);

4 - Reforçar diariamente as regras e combinados, palavrinhas mágicas;

5 – Trabalhar de forma lúdica utilizando musicas; (ver sugestões abaixo).

6 – Trazer para a turma vídeos infantis de boas maneiras (considerando a faixa etária das crianças);

7 – Trabalhar o tema com histórias e dramatizações;

8 – Confeccionar materiais que auxiliem no trabalho com o tema; (fantoches, jogos, máscaras, boneco de pano (tamanho das crianças), dedoches, etc)

8 – Ter firmeza no momento de cobrar tudo que foi combinado com a turma;


CONTEÚDOS

  • Valores de amizade, respeito, cooperação, carinho, responsabilidade, amor, partilha, união, bondade, solidariedade e alegria;
  • Família;
  • Identidade;
  • Higiene;
  • Meio Ambiente;
  • Corpo;
  • Os sentidos;
  • Numerais;
  • As cores;

SUGESTOES DE COMBINADOS SEM UTILIZAR A PALAVRA “NÃO

COMBINADOS

  • JOGAR LIXO NO LIXO
  • USAR AS PALAVRINHAS MÁGICAS
  • PEDIR PARA SAIR
  • BRINCAR COM OS COLEGUINHAS SEM BRIGAR
  • FALAR SEM GRITAR
  • RESPEITAR A PROFESSORA E OS COLEGAS
  • CUIDAR E GUARDAR OS BRINQUEDOS
  • ANDAR SEM CORRER
  • DIVIDIR OS BRINQUEDOS
  • BRINCAR SEM BRIGAR
  • BRINCAR SEM BATER
  • BRINCAR SEM MORDER
  • CUMPRIR OS COMBINADOS DA HISTÓRIA

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá em todo o decorrer do projeto de forma permanente e formativa, ou seja, será continua acontecendo diariamente durante o processo de execução do projeto.
Com a avaliação, pretende-se observar o avanço no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, evidenciando as mudanças de atitudes, com o intuito de mudar e aprimorar as estratégias sempre que necessário for.


SUGESTÕES DE MÚSICAS
MUSIQUINHAS DOS COMBINADOS

Se eu quiser falar
Minha vou levantar

Se eu quiser sair
Eu logo vou pedir

Tudo que eu usar
No lugar eu vou guardar

Penso antes de agir
Penso antes de falar

Minha boca eu vou guardar
Palavrão não vou falar

A Deus e aos colegas
Nós iremos respeitar...yearrrr




MUSICA DAS PALAVRINHAS MAGICAS


Musica Eliana – palavras magicas disponível em: www.youtube.com/watch?v=l0j7H6KCY7k

Palavrinhas mágicas - www.youtube.com/watch?v=Mn-KI0FuEZ0




Musica Xuxa – palavras magicas – disponível em: www.youtube.com/watch?v=1wyUzcLgCXk

MUSICA HORA PRA TUDO


Musica hora pra tudo – disponível em: www.youtube.com/watch?v=oHkd1EC-BPE

MUSICA FALA BAIXINHO




OBS: Importante lembrar que essas são apenas algumas sugestões e que as professoras devem ser criativas e buscar novas estratégias para enriquecer o projeto, considerando sempre a faixa etária da turma.












5 comentários:

  1. Amei esse projeto achei muito interessante quero trabalhar com a turma do jardim 1 porque algumas crianças estão com essas dificuldades na rotina

    ResponderExcluir
  2. Amei o projeto ,com esse período de pandemia podemos acrescentar regras de convivência em família.

    ResponderExcluir
  3. Projeto maravilhoso, estava pesquisando sobre o assunto para trabalhar com a minha turma. Obrigada por compartilhar. Abraços perfumados.

    ResponderExcluir
  4. Gostei. Estou pensando em iniciar com meu Maternal I usando a música da Dona Aranha pq ela é teimosa e desobediente. E a partir daí, começar o Projeto.

    ResponderExcluir