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quinta-feira, 28 de abril de 2016

COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO

PROJETO: “SÍTIO DO PICA PAU AMARELO”.

APRESENTAÇÃO

O projeto “Sítio do Pica Pau Amarelo”, é uma iniciativa coletiva da rede municipal de Educação Infantil para lembrarmos que no dia 18 de abril é o dia nacional do livro, criado em homenagem a Monteiro Lobato, pioneiro no Brasil em escrever livros infanto-juvenis promovendo e despertando o gosto pela leitura desde cedo.  A duração do projeto é de quinze dias.

JUSTIFICATIVA

O projeto “Sitio do Pica Pau Amarelo”, iniciou com a Coordenadora da Educação Infantil Cleonice Rodrigues. O intuito primordial é o de lembrar e valorizar o dia do livro, lançando aos pequenos, uma pequena dose do desejo pela leitura, no qual, o ponto de partida é o uso da fantasia e da imaginação.
Trata-se também de um pequeno resgate a essa cultura tão rica, porém, pouco lembrada e conhecida pela infância atual. O Sítio do Pica Pau Amarelo, escrito por José Bento Monteiro Lobato, é uma criação fantástica, que trás personagens incríveis como: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc.
Somente quando Monteiro Lobato começou a escrever para crianças foi que houve uma literatura infantil puramente brasileira, pois esta foi criada baseada em lendas, histórias e folclore do Brasil, rompendo assim a tradição literária dos tempos passados que não se renovava e era voltada somente para os jovens e adultos. Criou a princípio “Negrinha” e “A menina do narizinho arrebitado” que mais tarde deu origem a sua mais importante obra, o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, pois se trata de uma obra para crianças que foi fundada em tempo e espaço determinado, o do Brasil de sua época.
Monteiro Lobato tornou-se o “maior clássico da literatura brasileira, pois não escreveu só para crianças, mas criou um universo para elas” (DE CARVALHO, 1984, p.133). Usou como fonte de inspiração a própria criança, com suas aventuras, fantasias, brinquedos, enfim, tudo que provocasse imaginação.
Para retratar bem a importância da obra de Lobato é importante colocar uma breve citação de Bárbara Vasconcelos:
É importante que a criança viva em seu mundo, sem ser perturbada, para que ela seja criança enquanto for criança. Lobato realizou uma obra onde a criança desinibida e autêntica, é livre para ser criança. E é isso que é importante. Ele não mente a criança, mas não lhe impõe os problemas. A criança merece beleza e respeito, sem precocidade vulgares, sem permissividades, porque nosso objetivo é dar-lhes condições de crescer. É isso que faz a obra de Lobato (DE CARVALHO, 1984, p. 134).

Baseadas no desejo de que essa infância tão pura, em que a imaginação e a curiosidade são as bases das brincadeiras. Onde Pedrinho, Narizinho e Emilia representa o espírito da aventura, da invenção e das realizações dos sonhos e desejos, que compõem um cenário muito próximo da criança, o Grupo de profissionais da Educação Infantil realizará  no mês de Abril de 2016, momentos lúdicos e prazerosos onde o real e a fantasia das crianças se façam presentes.

OBJETIVO GERAL: Apresentar a principal Obra de Monteiro Lobato, Sítio do Pica pau Amarelo por meio da fantasia e imaginação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Apresentar e orientar os professores sobre o projeto, sua importância e participação de todos.
·         Elaborar diferentes estratégias para explorar através da imaginação, o contexto vivenciado pelos personagens do sítio (frutas, verduras, culinárias, animais, brincadeiras, etc ).
·         Promover situações de dramatização das histórias (fantoche, fantasia, fantoche de vara, avental de história).
·         Confeccionar a roupa do personagem para apresentação do teatro.
·         Desenvolver a expressão verbal.
·         Promover a socialização.
·         Apresentar as músicas da trilha sonora do Sítio do Picapau Amarelo.
·         Assistir vídeos com o tema do Sítio do Picapau Amarelo.
·         Levar todas as crianças para assistir o Teatro no pátio.


AVALIAÇÃO:
·         Conversas informais com os professores
·         Registro por meios de fotos e vídeos

·         Conversas com as crianças sobre os personagens

Vejam algumas fotos do encerramento deste projeto....


  


















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